Marketing Digital para Nutricionistas: um guia prático

O Nutricionista é, segundo a Resolução CFN nº 334/2004:

“o profissional de saúde, que atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Cabe ao mesmo a produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, buscando o aperfeiçoamento técnico-cientifico, pautando-se nos princípios éticos.”

A obrigatoriedade do diploma para este profissional é mais do que lógica. Afinal, por se tratar de uma área da saúde, é o responsável estabelecer tudo o que envolve a alimentação de um ser vivo, com base em suas condições e seu estilo de vida. A profissão é regulamentada pelo Conselho Regional de Nutricão e para atuar é necessário que o mesmo esteja inscrito.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA

Para desenvolver uma estratégia de marketing digital para nutricionistas eficiente é preciso entender em qual área de atuação ele está inserido.

Alimentação Coletiva

O profissional pode atuar na produção para empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, restaurantes, congelados, buffets, escolas, hotéis, entre outros.

Nutrição Clínica

O nutricionista é responsável por hospitais e clínicas em geral, SPAs, ambulatórios, consultórios etc.]

Saúde Coletiva

Neste segmento, o profissional de saúde atua em políticas e programas institucionais, vigilância sanitária, planejamento em saúde e outros.

Docência

O profissional pode atuar em atividades de ensino de graduação, pós-graduação e nível médio (ensino técnico); Extensão; Pesquisa; bem como na Coordenação de cursos relacionados à alimentação e à nutrição.

Nutrição Esportiva

Responsável por desenvolver as atividades da profissão em academias, clubes esportivos e consultórios de atendimento especializado, por exemplo.

Marketing na Área de Alimentação e Nutrição

O nutricionista pode realizar ações de marketing e publicidade científica relacionados à alimentação e à nutrição humana. É geralmente direcionada aos consumidores finais e aos profissionais da área.

Indústria de Alimentos

Por fim, o profissional pode elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, além de controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios.

A LEGISLAÇÃO PARA NUTRICIONISTAS

O Código de Ética e de Conduta do Nutricionista é estabelecido pela RESOLUÇÃO CFN Nº 599, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018. Os capítulos IV e V tratam, respectivamente, de assuntos sobre os Meios de Comunicação e Informação, e da Associação de Produtos, Marcas de Produtos, Serviços, Empresas ou Indústrias. Os principais pontos que devem ser destacados são que:

  • O nutricionista pode utilizar de todos os meios de comunicação disponíveis, promover sua qualificação profissional, técnicas e informações relevantes ao seu público-alvo, como dicas, pesquisas, novidades do mercado e similares.
  • O Nutricionista pode promover dicas desde que associadas a promoção da saúde e educação alimentar e nutricional.
  • Em caso de promoção de procedimentos específicos para determinados indivíduos ou coletivos, é obrigação do nutricionista informar que os resultados podem ser diferentes para outras pessoas.
  • O profissional de Nutrição não pode optar por propagandas enganosas ou sensacionalistas que caracterizem concorrência desleal e prejuízo à população, como garantia de resultados rápidos com produtos, serviços ou métodos terapêuticos.
  • O nutricionista não pode utilizar o preços dos seus serviços como propaganda, bem como promoções, concurso ou sorteios de procedimentos e consultas.
  • O nutricionista não pode, ainda que autorizado, promover a imagem corporal de pacientes ou de si mesmo, para divulgar métodos, técnicas e produtos, salvo em caráter de pesquisa técnico-científico.
  • NÃO É AUTORIZADO AO NUTRICIONISTA PROPAGANDAS DO TIPO ANTES E DEPOIS.
  • O Nutricionista não pode ficar preso a apenas um tipo de produto, especialmente se tiver ligação com a produção, distribuição e venda do mesmo.
  • O nutricionista clínico não pode utilizar vestimentas, adereços e materiais de produtos, salvo se contratados para desempenho da função pela empresa ou indústria do mesmo.
  • Em caso de promoção de produtos devido contratação pela empresa ou indústria, a comunicação deve ser voltadas apenas para os profissionais que prescrevem ou comercializam o produto, jamais para o cliente final.
  • O produto indicado pelo nutricionista deve ser sempre acompanhado de ao menos uma opção a mais, salvo se o produto é o único com composição especial e que atendam a mesma finalidade do paciente, não havendo outro semelhante.
  • O Nutricionista não pode comercializar produtos enquanto exerce atividades de consulta nutricional e prescrições dietéticas em seu ambiente de trabalho, salvo se o mesmo for em locais de comercialização desses produtos, desde que siga a regra de não direcionar a venda a preferência de um só produto, sem sugerir opções.
  • É proibido ao nutricionista a venda casada de consulta mais produto, suplemento, fitoterápicos e afins.
  • Caso não seja contratado pela empresa ou indústria, o nutricionista não pode receber patrocínio ou vantagens financeiras.
  • O nutricionista não pode associar sua imagem a produtos, suplementos, nomes de empresas e indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição nos meios de comunicação com finalidades comerciais.
  • O nutricionista pode participar de comissão científica ou organizadora de eventos multiprofissionais. Contudo, é vedado a promoção, organização e realização de eventos técnicos ou científicos com patrocínio, apoio ou remuneração de indústrias ou empresas ligadas à área de alimentação e nutrição que não atendam aos critérios vigentes estabelecidos por entidade técnico-científica da categoria e quando configurar conflito de interesses.
  • O Nutricionista não pode realizar consultas online de pacientes.
  • É vetado ao nutricionista realizar qualquer atividade com foco exclusivo em autopromoção, caracterizando em sensacionalismo e falta de responsabilidade profissional.

NUTRICIONISTAS NO BRASIL

81.745. Esse é o total de nutricionistas registrados na pesquisa mais recente do Conselho Federal de Nutrição (CFN) promovida pela ASBRAN – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO. O setor é um dos que mais cresceram nos últimos anos, em sua grande parte devido o aumento da expectativa de vida, que elevou a demanda por profissões da área de Saúde.

No Brasil existem hoje 431 cursos autorizados, sendo:

  • 73 em instituições públicas;
  • 346 em instituições privadas;
  • e 12 em instituições especiais.

NUTRICIONISTAS NO CEARÁ

Os nutricionistas são regidos no estado do Ceará pelo Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6), criado pela Lei Federal n° 6.583/1978 com a finalidade de:

“orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional. O Órgão de Classe tem como missão Contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão.”

Os últimos dados divulgados pelo CFN contabilizava 3.265 profissionais de nutrição como pessoas físicas no Ceará no primeiro trimestre de 2018. Em relação à pessoas jurídicas, os dados mostram no mesmo período um total de 180 registros e 380 cadastros.

O PERFIL DO NUTRICIONISTA EM FORTALEZA

Criamos um infográfico especial para ilustrar o perfil dos nutricionistas hoje existentes na cidade de Fortaleza  (CE).

JURAMENTO DO NUTRICIONISTA

O Juramento do Nutricionista foi instituído pela Resolução CFN nº 382, de 27 de abril de 2006, e serve como um código ético para exercer a profissão. É imprescindível que o profissional siga as diretrizes estabelecidas para que ele consiga obter transparência em toda a sua carreira profissional, de modo a ser reconhecido por profissionais da área, mercado e por seus pacientes.

“Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona.”

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA NUTRICIONISTAS

No meio de tantos profissionais, elaborar uma plano com estratégias de marketing digital para nutricionistas é uma das melhores formas de se destacar. Ganhar competitividade é um critério importante para conquistar a preferência do seu cliente. Para isso, demostrar autoridade nos assuntos que englobam a especialidade é a melhor forma.

Uma vez que o profissional de nutrição tenha conhecimento do Código de Ética já mencionado e tenha seus valores juramentados em mente, é hora de definir a melhor forma de trabalhar sua imagem e, assim, ganhar a confiança e preferência do seu público-alvo. Para isso, algumas estratégias iniciais são:

CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO E CRIE SUA PERSONA

“Todo mundo devia se consultar com um nutricionista”. Frases desse tipo englobam toda e qualquer profissão, já que cada um sabe a importância da sua atividade fim. Contudo, não ajuda em nada na hora de criar seu plano de marketing.

Sua estratégia precisa ser direcionada para as pessoas que buscam pelos serviços que você tem a oferecer. Segmente a região em que você pretende atuar, a faixa etária principal, a classe social que deseja atender de acordo com seu planejamento financeiro, hábitos, interesses, frequência de visitas etc.

Uma vez que tenha esses dados crie uma persona, ou seja, uma representação imagética desses dados. Se você já é um profissional em atividade, analise a maior fatia do perfil que você atende hoje e dê um “rosto”. Alguns exemplos:

  • Ana tem 22 anos, mora na Aldeota, tem baixa estima por conta do excesso de peso e seu objetivo é emagrecer 15kg”;
  • Ricardo, 33, sente falta de energia durante atividades físicas. Busca obter uma alimentação mais saudável e adequada ao seu dia a dia;
  • Amanda, 27, tem alergia a glúten e ovo, quer obter um cardápio que consiga seguir alinhando valor nutricional e sabor.
  • Tiago, 50, tem arritmia cardíaca, está com sobrepeso, diabético, precisa de reeducação alimentar.

Lembre-se que “público-alvo” e “personas” são PESSOAS. Elas têm seus problemas, sonhos, frustrações, desejos… Se antecipar a eles e definir a melhor estratégia de atendimento e comunicação é a chave do sucesso e você pode partir para a próxima etapa.

Defina com quem você deseja falar e quem pretende atingir. Não se esqueça de reconhecer os clientes atuais, pois eles também farão parte da comunicação.

CRIE UMA CAMPANHA DE INBOUND MARKETING

“Inbound o que?”. Calma! Estamos aqui pra facilitar seu entendimento das estratégias digitais, não complicar. Antes de continuar, Inbound Marketing é um termo que reflete ações de atração, envolvimento e conversão da sua persona em cliente.

Como mencionado, o nutricionista não pode realizar publicidade em forma de autopromoção. No entanto, focar em Marketing de Conteúdo é o melhor caminho para que você se destaque na internet e na mente do consumidor. Vamos te explicar como e por que!

CRIE MATERIAIS RICOS

Para atrair seu público é preciso promover conteúdos únicos e relevantes. Para isso, criar materiais ricos ou infoprodutos são ótimas opções do inbound marketing. Algumas opções são:

EBOOKS

São livros digitais que podem ser lidos pelo computador, celular, tablet, kindle e outros dispositivos de leitura. Geralmente são produtos únicos e que abordam temas específicos para o seu público. Por exemplo: “GUIA SOBRE DIETA LOWCARB” OU “50 DICAS PARA NÃO FUGIR DA DIETA”.

WEBINAR, TRANSMISSÕES AO VIVOS E CANAIS

Agendar um webinar é uma forma de promover sua autoridade para seu público ao falar de um assunto específico. Geralmente é agendado e utilizado canais próprios para essa finalidade. Durante a transmissão também é possível se relacionar com os telespectadores e responder perguntas.

INFOGRÁFICOS

Como a que você encontra neste artigo. Traduzir dados complexos em infográficos de fácil leitura é uma ótima forma de atrair atenção do seu público-alvo.

PLANILHAS E APRESENTAÇÕES

Disponibilizar planilhas específicas – como um programa de acompanhamento nutricional – ou apresentações como um guia de alimentos a serem evitados para quem tem determinada restrição também é uma ótima estratégia.

CRIE UM BLOG OU SITE

FOQUE NO GOOGLE. Parece besteira pensar assim, mas quantas você acessou o Google para pesquisar um restaurante, um bar, um supermercado, ler dicas e novidades da sua área, contratar um serviço ou mesmo comprar um produto?

Com seu cliente não é igual. Termos como “nutricionistas em fortaleza” contam hoje com aproximadamente 2.710.000 resultados de pesquisa. No entanto, quantas vezes você chegou a passar para a segunda, ou sequer para a terceira página de pesquisa?

O próprio Google é uma ferramenta inteligente que te ajuda a definir a pesquisa mais assertiva. Por um lado, ao digitar uma série de opções são sugeridas.

E no final da mesma, uma série de outras palavras-chaves são exibidas, mostrando que outras formas de pesquisa são utilizadas por pessoas com os mesmos objetivos.

Para garantir que você seja uma opção nos resultados de buscas do seu possível cliente, promover um site ou blog focando em uma palavra-chave específica é crucial. Quanto mais conteúdo você promover na internet, mais força você vai obter na web.

Acompanhe o raciocínio:

Se um blog possui 10 páginas e cada página conta com 10 acessos diários feitos por 10 usuários novos, significa que em um mês você tem um total de 300 acessos diários feitos por 300 novos usuários. O que aconteceria se o mesmo blog, com o mesmo número de acessos diários por página e de novos usuários tivesse 20 páginas? O acesso dobraria, correto?

E se a cada 300 acessos mensais, você obtivesse um total de 5% de vendas. Ou seja, 15 pacientes mensais. Significa que com 600 acessos, a probabilidade de subir sua conversão para 10% são maiores.

Por isso pensar no Google é importante.

CRIE UM RELACIONAMENTO NAS REDES SOCIAIS

Uma vez que você já está posicionado nos resultados do Google, chegou a hora de gerar conteúdo nas redes sociais e promover um relacionamento mais próximo.

Se o Marketing de Conteúdo vai te ajudar a atrair novos interessados, é o Marketing de Relacionamento que vai transformar seus fãs e seguidores em amantes da sua marca.

No artigo Estratégias de Marketing Digital para Psicólogos mostramos alguns dados importantes quanto ao uso de redes sociais, como:

  • O Facebook tem hoje 127 milhões de usuários no Brasil;
  • Com 1 bilhão de usuários ativos POR MÊS, o Instagram é hoje uma das redes sociais de maior preferência dos brasileiros;

Segundo a OpinionBox:

  • 83% dos entrevistados segue alguma empresa ou marca na rede social;
  • 47,5% já compraram ou contrataram algo indicado por alguém via Instagram;
  • 50% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.

Atualmente, o instagram é uma das melhores redes sociais para promover dicas e novidades dos nutricionistas. Fotos de pratos, receitas, vídeos com dicas, stories e, mais recentemente, o surgimento do IGTV deixa a estratégia de marketing digital para nutricionistas ainda mais eficiente.

A criação de anúncios segmentados via Facebook Ads também é uma ação fundamental. Com ela, é possível ter certeza que os conteúdos certos alcançarão as pessoas certas.

Por fim, e não menos importante, RESPONDA SEUS SEGUIDORES. O engajamento vai muito além de curtidas. É a sua capacidade de interagir com seu cliente, responder suas dúvidas e obter uma conversa contínua que irá iniciar um processo de construção de confiança mútua.

NUTRICIONISTAS FAMOSOS NO INSTAGRAM

Alguns nutricionistas conseguiram se destacar no cenário nacional através das redes sociais.

Luciano Bruno: @luciano

A lista é iniciada com Luciano Bruno, que soma mais de 750 mil seguidores. Mestre e Doutor em Nutrição pela Universidade de Campinas (Unicamp), o profissional apresenta muito mais do que receitas ou dicas de alimentação, mas também curiosidades sobre o assunto, como uma publicação sobre as propriedades da mexerica que já tem mais de 20 mil curtidas.

Daniel Coimbra: @danielcoimbranutri

466 mil seguidores. Daniel Coimbra é nutricionista esportiva, Doutor em Biotecnologia e Palestrante. Além de promover eventos e palestras, mostra um pouco da sua rotina e dá dicas para seus seguidores.

Patrícia Davidson Haiat: @patriciadavidsonhaiat

Também com 466 mil seguidores. E não é à toa, a nutricionista é responsável pelo acompanhamento nutricional de famosas como as atrizes Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine e Thaila Ayala.

Thaís Massa: @thaismassa

Mais de 375 mil seguidores acompanham as publicações da especialista em nutrição esportiva. Em sua comunicação é possível conferir receitas práticas e dicas fundamentais de exercícios e equipamentos para a prática de atividades físicas.

Alessandra Luglio: @aleluglio

Com 149 mil seguidores, a profissional se destaca ao promover fotos de alimentos veganos, ou seja, que não tenham origem animal. O uso das hashtags como #govegan #inplantswetrust #plantbased #wholefood ajudam bastante na segmentação de público-alvo.

FACILITE A CONVERSÃO DO SEU SEGUIDOR EM CLIENTE

Hoje, existem uma série de aplicações web que facilitam o agendamento de consultas. Criar uma agenda virtual é uma estratégia eficaz pois facilita ao cliente saber sobre dias e horários disponíveis, além de ter conhecimento do valor da consulta ou mesmo fazer o pagamento online.

O YouCanBook.Me é um exemplo de ferramenta que pode ser integrada com o Google Agenda ou iCloud (da Apple) e disponibilizando o link para os seus clientes. É possível configurar a mesma para ser exibida em seu site ou blog.

A Clínica SIM, por exemplo, disponibiliza o sistema de agendamento online através do seu site, permitindo escolher o local da consulta, o médico de preferência e conferir sua disponibilidade naquele local de atendimento por dia e hora.

ATENDIMENTO DE QUALIDADE É TUDO

Agora que você já conseguir atrair olhares e garantir um bom relacionamento com seu público é hora de focar em Atendimento de qualidade. Manter uma relação saudável com seus pacientes é o que irá garantir não só o seu retorno, mas também a sua indicação para amigos e familiares.

Um ambiente limpo e receptivo é crucial para receber seu paciente. Contudo, é apenas uma obrigação. Os detalhes que encantam seus pacientes são mensagens de felicitações em seu aniversário, envio de dicas específicas sobre o método que ele vem seguindo, atendimento personalizado e individual, entre outros.

Lembre-se: proporcionar a melhor experiência para seu cliente é essencial.

CONCLUSÃO

Para realizar uma boa ingressão no mercado de trabalho ou alavancar sua imagem e vendas é necessário pensar fora da caixa. A área médica sempre foi um setor onde a base do atendimento é a confiança entre profissional e paciente. Se essa confiança é quebrada, o trabalho realizado por meses vai por água abaixo.

Por isso, promova conteúdos únicos e de relevância. A Transformação Digital é uma técnica onde você precisa sair da commodity, ou seja, não ser mais do mesmo.

FONTES:

institutocristinamartins.com.br/2018/04/23/7-dicas-para-criar-um-plano-de-marketing-para-nutricionista/
dosedemarketing.com.br/marketing-digital-para-nutricionistas/
blog.nutrium.io/pt/5-dicas-de-marketing-para-seu-consultorio-de-nutricao/
dietwin.com.br/blog/4-dicas-para-marketing-no-instagram-para-nutricionistas/
multiformaci.com.br/multi/noticias/7-dicas-de-marketing-digital-para-nutricionista/
ipgs.com.br/blog/post/estrategias-de-marketing-para-nutricionistas
periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/2245
cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_599_2018.htm
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vponline.com.br/site/congressos/congresso-norte-nordeste/
ivesp.com.br/eventos/coanutri/
doctoralia.com.br/medicos/especialidade/nutricionistas-2203/fortaleza-116714-1
eventos.sereduc.com/evento/198/iii-congresso-nacional-de-fisioterapia-e-nutricao-fortalezace
cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_599_2018.htm
asbran.org.br/numeros.php
cfn.org.br/index.php/estatistica/
crn6.org.br/profissionais/nutricionista/
periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/2245/2472

 

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