Transformação Digital simplificado

Transformação digital é desenvolver um modelo de negócio e soluções que se antecipem e atendam às necessidades do consumidor, unindo tecnologia, ações digitais e offline, repensando os processos de jornada de compra e definindo estratégias que vão desde a pesquisa no Google até após a concretização da compra.

O que é Transformação digital

O mundo passa por constante evolução e, quem fica pra trás, fica obsoleto. As tradicionais listas amarelas dão hoje lugar às pesquisas feitas nos buscadores. O computador superou os antigos datilógrafos. As câmeras analógicas com filmes a serem revelados e os polaroides foram substituídos pelas versões digitais, engolindo empresas como a Kodak, que embora pioneira na Fotografia, sucumbiu à modernidade.

A Transformação Digital é um processo onde as empresas devem se adaptar aos dias atuais, utilizando a tecnologia não como um elemento complementar do seu negócio, mas como a base dele. Transformar uma empresa digitalmente foge da commodity de gerenciar uma fanpage, atualizar seu Instagram com fotos no feed ou vídeos nos stories, ou mesmo criar um site-vitrine e um blog com textos superficiais. Uma transformação completa, que envolve repensar a gestão, os processos, o perfil da organização e dos clientes, rever os produtos e serviços e como hoje eles impactam a vida do consumidor.

E claro que como toda empresa busca crescer e ascender, todas estão se adaptando a esta nova realidade, correto? Errado!

Uma Transformação digital bem-sucedida deve ser iniciada sempre do topo para a base, alterando o mindset e percepção da presidência e diretoria, influenciando todos os setores da empresa, para trabalhar como uma unidade.

O seu público evolui diariamente e você também precisa

10 anos. Foi o tempo necessário para que o Orkut ganhasse popularidade e, posteriormente, desativado. Sabe por que?

O consumidor é quem dita as regras

A Geração Z – nascidos a partir de 1994 – são hoje os pilares da base de consumo. São pessoas jovens que já se adaptaram a uma realidade totalmente diferente da Geração Y. As pesquisas escolares não requerem mais horas dentro de uma biblioteca, mas apenas alguns minutos em sites como o wikipedia. As palavras difíceis de saber o significado não precisam mais de dicionários, apenas uma rápida busca no Google. Até mesmo para tentar lembrar uma palavra, basta iniciar dois ou três caracteres e o próprio Google te dá várias opções.

“Até 2020, a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.” – CEI Survey

A agência Creativeland Asia, da Índia, representou bem a evolução do comportamento do consumidor através do filme The Internet Baby (O bebê da Internet, em português), produzido para a MTS. Confira abaixo:

O que a Transformação Digital busca é manter sua empresa dentro dos interesses de seus consumidores e para isso, sair da commodity é essencial.

A Transformação Digital já é uma realidade

Em apenas alguns anos, documentos de papeis que eram armazenados em arquivos – e que se acumulavam em pilhas e pilhas que se deterioravam com o tempo – foram digitados e convertidos em bits dentro de dispositivos eletrônicos. Posteriormente, a digitalização entrou em cena organizando informações em Big Data, automatizando processos através da internet das coisas, alterando as formas de monetização através das cripto moedas como o bitcoin, entre outros.

Hoje, a Transformação Digital chega para subir o nível, permitindo otimizar as relações entre empresas, órgãos, instituições e seus respectivos públicos-alvo.

E quem acredita que esse processo está atrelado apenas ao setor de Tecnologia da Informação (T.I.) muito se engana. A transformação ocorre levando em conta desde a visão da gestão, a redução da burocracia, a experiência do cliente e também dos colaboradores.

É possível hoje perceber vários pontos de melhorias que, embora não reflitam 100% a transformação digital podem servir de exemplos na linha de raciocínio. Quer alguns exemplos?

CNH Digital – Habilitação digital

Quem nunca saiu de casa e esqueceu a CNH ou mesmo o documento do carro, não é mesmo? Essas duas situações acarretam em penalidades de acordo com o código de trânsito brasileiro. Hoje, vivemos em uma realidade onde a situação do veículo pode ser verificada direto nos painéis dos veículos policiais. Da mesma forma, a CNH Digital chega como uma solução ideal para quem hoje não anda sem o celular.

Central de Serviços – Detran

A Central de Serviços do Detran também permite uma maior agilidade e segurança para os motoristas. Hoje, é possível agendar vistorias, identificar a situação veicular, emitir taxas de IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT, multas, consultar leilões, entre outros.

Instituições bancárias

Sabia que hoje você pode abrir e fechar uma conta bancária, transações bancárias, solicitar um novo cartão, entre outras solicitações através do Messenger do Facebook? Bancos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil já contam com essa solução. E o melhor? De forma 100% automatizada, com uso de chatbots – tecnologia que permite mapear respostas e sugestões com base no comportamento do usuário.

Bancos como o Itaú e o Banco do Brasil hoje disponibilizam inclusive ferramentas que permitem a transferência via Whatsapp, facilitando ainda mais a compra e venda através dessa ferramenta, que hoje conta com 120 milhões de usuários ativos no Brasil.

Por que iniciar a Transformação Digital na empresa?

Para que possamos entender de uma forma mais sucinta do por que iniciar a Transformação Digital na empresa é preciso analisar os motivos, e o para que, as instituições citadas anteriormente desenvolveram tais tecnologias.

Digitalizar documentos como a CNH garante mais praticidade aos usuários, reduz a impressão de documentos na forma de papel, agredindo menos o meio ambiente e reduzindo custos de produção.

Facilitar processos de rotina bancários reduz a quantidade de pessoas diariamente na estrutura física do banco, além de transmitir mais comodidade para seus clientes, gerando assim mais valor. Para o cliente, utilizar meios digitais como banklines e chatbots representa uma redução de custos como tempo, transporte (gasolina, estacionamento, Uber, por exemplo), bem como estresse de permanecer em filas e trânsito.

A possibilidade de pagamentos via Whatsapp ou Messenger dão maior agilidade na compra e venda de produtos e serviços. É uma excelente ferramenta para empresas e autônomos, que podem reduzir o tempo de conversão de vendas dos seus leads.
Uma pesquisa recente da SiriusDecisions revelou que:

“67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca.”

Considere o seu dia a dia e como cada vez mais surgem startups com aplicativos, sistemas e métodos inovadores pra facilitar suas atividades:

Comprar uma refeição

Aplicativos como o IFood, PedidosJá ou próprio dos restaurantes e junk foods como Habib’s e MCDonalds permitem que você selecione o prato desejado. Além disso, você conta com um sistema de delivery que entrega direto na sua casa, sem que você precise se locomover.

Fazer Dieta

Nutra Bem, Tecnonutri e Dieta e Saúde são exemplos de apps que facilitam a criação e acompanhamento da sua dieta, medindo calorias, criando lembretes e alarmes que te ajudam a se manter na linha.

Praticar atividade física

Já pensou em praticar um exercício e saber quantas calorias gasta, medir seus resultados e melhorar sua performance. Essa é a promessa de aplicações como o Mova Mais e o Freeletics.

Organizar e controlar as finanças

E para quem deseja manter suas contas controladas, a Organizze e o GuiaBolso são aplicativos que permitem registrar rendas e despesas, classificar de acordo com setores como lazer, alimentação e contas.

Relacionamento

Aplicativos como Happn, Tinder e Badoo são ótimas ferramentas para quem busca descobrir novos crushs, sair e curtir bons momentos.

Transporte

E quando você já garantiu um destino e precisa de locomover? Soluções como o 99Pop, 99Táxi e Uber surgem para facilitar o trajeto rápido e seguro.

Educação

Outra solução para o dia a dia são os apps como da Udemy, que permite assistir cursos online pelo seu dispositivo móvel, ou a Sympla, que te mostra os eventos do seu interesse que vão ocorrer nos próximos dias ou meses, deixando a opção de garantir até mesmo o ingresso via comércio eletrônico.

Como iniciar uma Transformação Digital?

A Transformação Digital em uma empresa é encontrar e desenvolver soluções eficazes para tornar mais simples processos complexos. As soluções partem da diretoria, são reforçadas na gestão gerencial e se solidificam na base operacional. Dessa forma, podemos identificar que:

A) Uma gestão eficiente otimiza processos.
B) Processos otimizados reduzem a burocracia
C) Processos menos burocráticos geram agilidade no atendimento, vendas, pós-venda, comunicação, entre outros.
D) Agilidade no que a empresa se propõe a fazer gera valor ao cliente final.

Ainda que você gerencie uma empresa hoje, você também é consumidor final de uma outra marca. Dessa forma, é preciso pensar sempre no pilar:

Operação: Como automatizar a produção da sua empresa de modo a gerar o melhor resultado, com custo reduzido?

Experiência do Usuário: O que fazer para que a jornada de compra do cliente seja o mais simplificado possível, mas eficiente o bastante para converter em vendas e gerar boas experiências, tornando-o em um fã da marca.

Modelo de Negócio: O que eu posso fazer para gerar novas fontes de rendas complementares aquilo que já é executado hoje dentro da empresa?

A Quarta Revolução Industrial já está em nossa porta. Cada dia as organizações devem procurar soluções que integram o digital e o físico para satisfazer as necessidades mutáveis e voláteis das pessoas.

 

Referências
transformacaodigital.com/o-que-e-transformacao-digital
canaltech.com.br/software/banco-do-brasil-lanca-chatbot-para-clientes-internos-via-whatsapp-114866/
g1.globo.com/carros/noticia/cnh-digital-veja-perguntas-e-respostas-sobre-o-documento.ghtml
g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/banco-do-brasil-libera-transacao-bancaria-pelo-facebook.ghtml
www.mobiletime.com.br/noticias/18/05/2018/caixa-experimenta-chatbot-para-simular-financiamento-em-seu-feirao-de-imoveis/
epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/06/itau-vai-permitir-transferencias-por-whatsapp-e-messenger.html
idgnow.com.br/internet/2018/07/19/facebook-alcanca-127-milhoes-de-usuarios-no-brasil-e-supera-whatsapp/
marketingdeconteudo.com/transformacao-digital/
jobcontent.com.br/transformacao-digital-o-que-e-como-aplicar-na-empresa/
twitter.com/siriusdecisions/status/237940251191046145
canaltech.com.br/apps/5-aplicativos-que-ajudam-a-controlar-a-dieta-e-a-perda-de-peso/
canaltech.com.br/apps/10-aplicativos-para-pedir-comida-pelo-tablet-ou-smartphone/
catracalivre.com.br/saude-bem-estar/5-apps-gratuitos-para-voce-fazer-atividade-fisica-sem-gastar-nada/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *