Como ser astronauta?

Quando se pergunta para uma criança o que ela quer ser quando crescer não é difícil a resposta ser “astronauta”. A ideia de viajar no espaço mexe muito com o imaginário, é fascinante conhecer e experimentar o novo.

Cerca de 500 humanos tiveram a oportunidade de explorar o espaço até hoje, entre esses um é brasileiro. O astronauta Marcos Pontes, natural de Bauru-SP, foi para a Estação Internacional (ISS), no dia 29 de março de 2006. Trata-se da Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Mas você deve estar se perguntando se apenas um brasileiro foi para o espaço, então deve ser quase impossível, né?

É difícil, como muita coisa na vida, mas não é impossível. Já que neste dia 9 de janeiro é comemorado o dia do astronauta, vamos te dizer os pré-requisitos para se tornar um. Você tem esse sonho? Está preparado? Vem com a gente!

Explorar o espaço de fato é o que torna um astronauta conhecido, mas o que nem todo mundo sabe e pode ser considerado até contraditório é que um astronauta passa mais tempo de sua carreira em treinamentos de solo e apoiando outras missões.

A maior agência espacial é a NASA, que trabalha em colaboração com outras agências. Para ser um astronauta da agência mais famosa do mundo é necessário ter graduação e pós-graduação na área das Ciências Exatas ou Ciências Biológicas e ter pelo menos três anos de experiência na área profissional e mil horas para piloto em aviões a jato, além de falar inglês fluente e ser cidadão norte-americano civil ou militar. Estrangeiros devem consultar agências espaciais de outros países parceiras da NASA.

A NASA aceita candidaturas continuamente, é necessário preencher os formulários encontrados no site da agência e enviá-los. Se o candidato for selecionado, vai passar por um processo com duração de uma semana, em que vai participar de entrevistas pessoais, exames médicos e orientações. O desempenho do candidato será avaliado e com sorte é chamado para ser astronauta. A cada dois anos a NASA seleciona cerca de 100 homens e mulheres.

Os selecionados nos Estados Unidos se apresentam no Centro Espacial Johnson da NASA, localizado em Houston (Texas) para treinamentos de formação básica sobre a Estação Espacial Internacional e voos espaciais durante dois anos.

Existem três tipos de astronautas no programa espacial dos Estados Unidos: comandante (responsável pela missão, pela tripulação e pelo veículo), piloto (auxilia o comandante na operação do veículo e na preparação de satélites), especialista em missões (trabalha com o comandante e pilota em operações de ônibus espaciais, além de realizar caminhadas espaciais e conduzir experimentos) e o especialista em carga útil são pessoas que não pertencem à equipe da NASA e alguns estrangeiros.

É uma profissão que você consegue literalmente explorar o espaço, mas não é só como um astronauta que você consegue chegar até a lua. Construir o seu próprio êxito é uma forma de chegar até lá. Ter uma marca reconhecida, seu produto ou seu serviço usado por muitos. Nós também te ajudamos a experimentar o novo.

Vamos fazer juntos! Pode ser um pequeno passo para sua marca, mas um salto gigante para seu sucesso.

E aí, gostou de saber mais sobre esse universo tão encantador? Conta pra gente!

Deixe uma resposta