Não é sobre um mês, sua vida é importante todos os dias – Setembro amarelo

Ei, você. Sabia que a sua vida é extremamente valiosa? Que você é único e que é impossível existir alguém absolutamente igual a você nesse mundo enorme, nem mesmo se você tiver um irmão gêmeo? Seu DNA é único, sua digital é única, sua mente e o seu coração são únicos. E eles são importantes e fazem a diferença na existência – mesmo que você não consiga enxergar isso agora. Você não nasceu à toa e não existe aleatoriamente. Existem propósitos pra você, existem sonhos que você ainda vai colorir, pessoas que ainda vai conhecer, sabores que vai experimentar, alegrias que vai viver. Sim, também haverão dias ruins. Mas eles vão passar e o sofrimento vai te ajudar a crescer. Não desista, você é valioso. Não importa quem você seja, o passado que teve, os erros que cometeu ou os problemas que enfrenta, todos os dias é uma chance de recomeçar e viver hoje melhor do que ontem. E você não está sozinho. Se você enfrenta algum problema, terá milhares de corações dispostos a te ajudar. Você só precisa se dar a oportunidade de conhece-los. Nós também estamos aqui pra você. O dia pode estar cinza hoje, mas amanhã o sol virá te trazendo a chance de recomeçar.

Não é sobre um mês, sua vida é importante todos os dias

Como pedir ajuda?

Se você não enfrenta a depressão, mas conhece alguém que pode estar enfrentando o problema não a deixe lutando sozinha. Não diga a si mesmo que isso é coisa da sua cabeça e que os sinais devem ser “impressão”. Esteja atento, o menor gesto pode ser um pedido de socorro. Um minuto do seu tempo pode fazer total diferença na luta por uma vida. Se você enfrenta ou conhece alguém que está nessa luta ligue pra o 188. Esse é o telefone do CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob sigilo total, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Depressão, o mal do século

A depressão não escolhe suas vítimas. Não existe classe social, raça ou cor que torne pessoas intocáveis pela doença. A depressão é um problema sério que tem assolado milhares de lares em todo o mundo e o número de vítimas tem aumentando cada vez mais. Infelizmente, ainda existem pessoas que não levam o problema a sério e ainda fazem comentários desapropriados da situação. Há quem diga que é “doença de rico”, ou que é “bobagem” o que só revela total desconhecimento e falta de sensibilidade por parte da pessoa. O mínimo que se deve exigir nessa batalha é respeito e empatia com a dor do outro. Por isso, não seja inconveniente e não ignore os sinais que podem estar evidenciando a doença. A maioria dos suicídios são causados por doenças mentais, 90% deles poderiam ser evitados com ajuda psicológica e cerca de 60% das pessoas morrem por suicídio porque não se abrem e não procuram ajuda. Em todo o mundo, uma pessoa se mata a aproximadamente cada 40 segundos. Os números são alarmantes e só no Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte dos jovens.

A luta pela vida acontece todos os dias

O setembro amarelo é uma campanha criada pelo CVV com o intuito de trazer à tona o diálogo sobre o suicídio na sociedade. A campanha existe desde 2015 e busca formas de prevenção ao suicídio. Infelizmente o assunto ainda é um tabu. As pessoas não falam sobre; a mídia evita por medo de aumentar os números e muitos fogem do assunto, o que só piora a situação que precisa ser debatida com afinco. As pessoas precisam reconhecer o problema, estarem abertas a conversarem, apoiarem, lutarem ao lado das vítimas! “Tampar o sol com a peneira” absolutamente não resolve nada. E por fim, é importante ressaltar que não a luta não acontece apenas em setembro, mas que as batalhas são enfrentadas todos os dias. A cada hora, em cada lugar existem centenas de pessoas precisando de ajuda! Abra os seus olhos e o seu coração para ser solidário a ajude a – quem sabe – salvar uma vida! Todas as vidas são extremamente valiosas, todos os dias. #Desabafe. Nós nos importamos especificamente com você!

Tenha uma certeza em seu coração: sua vida é valiosa. Você não está sozinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *