Como sair do bloqueio criativo?

como-sair-do-bloqueio-criativo

Como sair do bloqueio criativo – Você tenta, tenta, tenta e não sai nada. É o querer fazer e não conseguir. Uma situação bastante desagradável, mas que pessoas de várias áreas, principalmente profissionais da comunicação, precisam enfrentar: Bloqueio criativo. Existem aqueles que não acreditam muito até ele surgir nas suas vidas. Mas quando isso acontece, o que fazer?

Antes de tentar qualquer coisa pra superá-lo é importante saber que o bloqueio criativo precisa ser enfrentado e isso deve ser feito da melhor forma, primeiro tente identificar o motivo desse acontecimento. Geralmente é estresse, noite mal dormidas (é meu povo, o sono é importante), má alimentação, preocupação financeira ou falta de orientação no trabalho a ser desenvolvido.

Existem diversas formas de concentração e inspiração. Acredito que cada indivíduo tenha a sua ou a que mais se identifica. Eu, por exemplo, escuto música quando vou desenvolver algo, seja um texto, uma imagem, uma ação… Porém, existem pessoas que se forem realizar algum trabalho ouvindo música não sairá do canto. Pensando em lhe ajudar, listei algumas dicas que executo para que meu processo criativo flua de uma forma positiva e rápida e que esse bloqueio não venha me atrapalhar ou que ele passe logo:

1 – Conheça novas palavras, novos universos, culturas e histórias. Uma boa leitura seja ela o gênero que for, te ajuda a criar mentalmente personagens e cenários. Sem contar que seu vocabulário só tem a crescer.

2 – Faça um brainstorming através da construção de um mapa mental. Aconselho utilizar o Mind Meister, que é um site de mapeamento mental muito fácil de manusear.

3 – Caminhe, vá à academia, ande de bicicleta… Faça algum exercício físico. Isso irá ajudar a relaxar, a se desligar do trabalho e quando retornar estará renovado.

4 – Procure outras formas de inspiração. Viaje pra lugares novos, ouça músicas que você não costuma ouvir, assista filmes de gêneros variados…

5 – Tenha um caderninho sempre em mãos e anote tudo aquilo que você acha que dá para ser utilizado.

Deixar um comentário

Open chat