Quando surgiu o Marketing Digital?

🤔 Surgido na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. Esse termo termo tem se tornado muito mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si e com a ajuda das redes sociais.

Para se ter uma ideia de como isso mudou o processo de compra loucamente, basta dizer que, no passado, quase todas informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções. Ou seja: para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até o vendedor, que provavelmente “puxaria a sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções. O grande problema disso é que a mensuração dos dados na grande parte das vezes não era mensurada ou não existia.

Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos!

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Hoje o marketing digital possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor, ou seja o consumidor vai atrás do produto na internet para tirar grande parte das dúvidas.

Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas. Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.

Algumas estatísticas que comprovam seu potencial para crescer:

O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com);
87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone (Fonte: Global Web Index);
O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com);
Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek);
As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com);
O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek);
93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper);
Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo (Fonte:Socialemedia)

Sabendo mais um pouco agora sobre como ele surgiu e porque ele é importante te faço a pergunta:

Por que sua empresa ainda não faz um marketing digital efetivo?

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