A importância do Facebook

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Nesse post nosso amigo e parceiro Pedro Lima fala sobre a importância do Facebook!

O Facebook é uma rede social que está no ar desde 2004 e hoje já faz parte da vida de muita gente. Isso significa que se você tem algum tipo de negócio pode está deixando de ganhar dinheiro se não estiver presente nesta rede. Em 2014, de acordo com pesquisas, o Facebook no Brasil superou 68% de participação de visitas e que existem mais de 25 milhões de pequenas empresas criando páginas, não apenas para vender e sim para ficarem mais próximas dos seus clientes. Espero que você esteja nesses números, caso contrário sinto dizer que está ficando pra trás e seus clientes podem estar lá apenas esperando você.

Muita gente pensa que essa rede social é coisa para criança ou adolescente, e eu digo que sim, é verdade. Mas também é uma rede social para homens, mulheres, senhores, senhoras… E ainda continuo dizendo que não é tão simples como se parece. Você como empresa deve tomar alguns cuidados para ter uma página bem sucedida, elogiada, admirada e bem próxima do público.

Ter uma página no Facebook não vai fazer suas vendas alavancarem sem esforços. Assim como qualquer negócio, esta rede precisa de atenção e um trabalho de marketing por trás de cada postagem. Não deve ser publicada qualquer coisa por você simplesmente achar legal, deve ter uma conexão com seu produto e agregar valor positivo a sua página. Deve existir um planejamento para que nada seja feito de última hora, mas claro que existem os imprevistos. Utilizar esta rede não é uma tarefa difícil, é possível aprender sozinho e o que não falta é material, mas fazer um curso sobre o assunto é o mais recomendado.

Você sabe quem são seus clientes? Por que eles são seus clientes? O que você oferece que a concorrência não oferece? Onde e quando eles costumam comprar? O que você faz para atrair novos clientes? E para fazer com que eles permaneçam comprando?

Essas perguntas te ajudarão planejar e ver o que é melhor para seu negócio e seus clientes. Com elas você pode começar a pensar estratégias e utilizar o Facebook como teste. Mas lembre-se que você não pode sair publicando quaisquer coisas, nunca se esqueça de planejar suas ações. Entenda que perfis representam usuários e páginas representam negócios, logo, você deve criar uma página. Empresas que criam perfis é um erro comum e frequente e o Facebook não avalia com bons olhos essa prática errada.

O ideal é gerar um marketing de conteúdo e não apenas promoções, seus clientes esperam bem mais que uma replicação de “encarte”. Use e abuse de benefícios, lugares, dicas, fotos, vídeos, curiosidades… Procure artigos interessantes. Da mesma forma que olhamos torto uma vez ou outra para as pessoas, com as páginas não é diferente. Cuide da aparência do seu negócio online e evite espantar clientes por simplesmente ‘a casa não estar bem arrumada’.

Saiba que ao decidir criar uma conta no Facebook para sua empresa, é preciso estar. Começar uma interação, gerar conteúdo por um tempo e depois esquecer é uma atitude negativa para seu negócio. Busque investir, focar e agir como se o Facebook fosse uma loja ou escritório físico. Ele vai te ajudar a se aproximar e interagir com seus clientes, gerar verdadeiros seguidores e defensores da sua marca. Se envolva com esta rede social e veja de perto o poder que ela tem no seu negócio.

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