LOVEMARK: PASSOS PARA O AMOR PELA MARCA

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Tomar decisões para a sua marca é fundamental e vai além da simples construção de uma identidade visual. Quais são os caminhos que a sua marca está tomando, ou melhor, que a sua EMPRESA está tomando no mercado? Se engana quem acha que o Branding diz respeito única e exclusivamente à identidade visual da marca.

Construir um bom planejamento e de como vai ser o Branding da sua empresa é o primeiro passo que você tem que pensar ao iniciar um negócio. Além de observar aspectos de identidade visual, o branding deve trabalhar a maneira como a empresa pensa os produtos ou serviços, sendo até mesmo capaz de mudar o comportamento das pessoas.

Para fazer com que sua marca seja amada (lovemark), siga o que eu chamo de “passos para o amor pela marca”. Esse é um ponto que você deve estar sempre atento. Sua marca deve sempre ter:

  • Posicionamento;
  • Aprovação do produto ou serviço;
  • Ser lembrada;
  • Ser amada.

Tudo vai muito mais além do papel

Todos aqueles que passaram por anos de estudo, certamente sabem que antes de criar sua marca, ou mesmo sua empresa, é preciso definir qual a sua missão. No entanto, colocam no papel muitas palavras lindas, fortes… mas esquecem de dar significado à elas.

Sua marca – o seu negócio – tem que ter um significado, uma razão, solucionar algum problema, valores para promover e ter uma história para contar (Storytelling). Sua missão deve mostrar os valores que você passa através dos seus produtos ou serviços. Seja claro com a história que está contando e mostre como sua marca vai solucionar e proporcionar boas experiências para o consumidor final.

Trabalhe bem o endomarketing

Invista no seu público interno. Empresas nos tempos atuais investem bilhões – no último ano, só aqui no Brasil, foram 12 bilhões de reais investidos em publicidade e propaganda para atrair e fidelizar seus consumidores – sem se quer notar que seu público interno é que vai operacionalizar e vender ativamente o produto ou serviço.

Funcionários sem o treinamento adequado ou ainda sem as condições de trabalho ideais são obrigados a manter em pé uma imagem que, no fundo, não se traduz como autêntica.

Se você quer que suas estratégias de comunicação sejam verdadeiramente eficazes, você deve ter em mente que os seus colaboradores são um dos canais mais importante para que isso se torne realidade. Costumo falar que primeiro você conquista seu team para depois conquistar o mundo!

Compartilhe experiências que seu produto ou serviço pode proporcionar

Do pondo de vista do novo consumidor, tudo o que ele for comprar antes ele pesquisa. Até você mesmo antes de comprar qualquer produto você faz uma pesquisa rápida na internet e entre seus amigos, não é verdade?

A experiência de usar um serviço ou produto é o melhor argumento de venda que sua empresa vai ter. Muitas vezes o que o consumidor procura não é necessariamente o produto mais barato. Ainda me arrisco a dizer que é melhor um bom produto do que o mais barato.

Por isso, todos os dias se pergunte se seu produto ou serviço proporciona boas experiências aos seus consumidores.

Não tenha medo de mudar

Mude e esteja sempre onde o seu consumidor estiver. Se a sua empresa faz o mesmo que a sua concorrente maior do mercado faz, pare agora mesmo e mude! Seu consumidor necessita ver sua marca de maneira inovadora, que a sua empresa esteja ali na hora que ele precisar e onde precisar, que sua marca seja uma companhia no dia a dia do cliente.

As percepções dos consumidores mudam constantemente, portanto não se torne tão dependente de modelos comuns existentes. Mude e seja inovador.
Além disso, todos hoje tentam levar os consumidores ao site, às lojas. Pensando um pouco, não é uma má ideia. No entanto, por que não dar ao seu cliente o que ele vai consumir ali mesmo onde ele está?

Seja no Facebook, no Instagram ou no Twitter, você precisa criar estratégias para conquistar sua audiência. Para isso, basta apenas entender como o seu consumidor funciona.

Entregue o que o seu consumidor quer, o conteúdo que ele precisa e espera para entender que seu produto ou serviço tem a melhor experiência do mercado!

Seu cliente é seu consumidor, seu companheiro. Respeite-o prestando um bom serviço ou lhe vendendo um bom produto.

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