Campanha de Fake News é derrubada pelo Facebook nos EUA

  • Home
  • Facebook
  • Campanha de Fake News é derrubada pelo Facebook nos EUA

Cada vez mais empenhados em derrubar as campanhas de Fake News que existem na rede social espalhadas pelo mundo, o Facebook tem mais um motivo para comemorar! No segundo semestre desse ano, haverá eleições locais nos Estados Unidos para as cadeiras do congresso norte-americano. A rede social conseguiu derrubar uma campanha coordenada que queria interferir nos resultados dessas eleições que ocorrerão em novembro. Além disso, o Facebook também conseguiu combater uma rede de Fake News recentemente no Brasil que divulgavam mensagens falsas relacionadas as eleições presidenciais de 2018 no país.

Foram dezenas de páginas deletadas no Facebook nos Estados Unidos, pois a rede conseguiu identificar um comportamento coordenado sem autenticidade entre elas. A rede, entretanto, não conseguiu encontrar uma pessoa ou grupo responsável pela criação da campanha. Foram deletadas 32 Fanpages que publicavam milhares de postagens com conteúdo falso nos últimos 14 meses e que tinham investido cerca de 11 mil dólares em anúncios. Já ocorreram diversos casos como esse e comparado a intervenção russa nas eleições norte-americanas em 2016 a proporção foi bem menor, porém isso é compreensível já que as eleições locais têm bem menos alcance que as de impactos globais na plataforma.

Contudo, a rede social achou válido divulgar a conquista publicamente assim como fez com as eleições brasileiras de 2018 para se posicionar como proativa na missão de derrubar difamações na rede. A empresa quis mostrar que entende seu potencial de influenciar na opinião da massa e quer cumpri-lo com verdade e transparência.

O Facebook tem contado com a ajuda de várias agencias que são responsáveis por checar a veracidade das informações disseminadas na rede, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e em diversos países do mundo. E como eles resolvem esse problema? Quando detectam, as informações falsas têm o seu alcance zerado na rede social.

 

Deixar um comentário