Dia Mundial da Fotografia: Destaques cearenses

Os olhares cearenses que impactam gerações

Hoje, 19 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A data foi criada em homenagem à criação do daguerreótipo, equipamento que antecede às câmeras fotográficas inventado pelo francês Louis Daguerre, que foi anunciada oficialmente em 19 de agosto de 1839 pela Academia Francesa de Ciências no mundo. No mesmo período, surgia pelas mãos de William Fox Talbot o calótipo, outro sistema de captura de imagens. Graças a tais invenções, 1839 ficou consagrado como o Ano da Invenção da Fotografia.

E para comemorar a data resolvemos homenagear alguns dos grandes fotógrafos do Ceará. Confira a lista:

Silas de Paula

Sem dúvidas, um dos grandes nomes da fotografia cearense é Silas de Paula. Fotógrafo premiado e com anos de experiência, sensibilizou muitos com o ensaio “Um sábado qualquer…no mercado” que apresentou as reflexões de Silas sobre o cotidiano da cidade. Ele tem um olhar especial para as coisas simples e consegue criar uma narrativa poética sobre as relações das pessoas com o seu entorno.

Silas ganhou em 2008 o Concurso Cultural Fotográfico Leica-Fotografe, promovido pela marca alemã de equipamentos Leica e pela revista Fotografe Melhor, na categoria Ensaio Fotográfico. Ele ganhou o prêmio por seu ensaio fotográfico que retratou o Mercado São Sebastião e também recebeu menção honrosa na categoria P&B.

Silas é fotógrafo, Doutor pela Universidade Loughborough na Inglaterra. Ele ingressou na UFC em 1985 e desde então desenvolveu estudos nas áreas de fotografia, audiovisual e cibercultura. Em sua jornada formou inúmeros fotógrafos, publicitários, jornalistas, cineastas e pesquisadores. Foi integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, atuante na linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual, e coordenador do grupo de pesquisa Cultura Visual.

Evilazio Bezerra

Conhecido no meio como o “Papa Tudo”, o repórter fotográfico Evilazio Bezerra trabalha atualmente no O POVO e já fez milhares de cliques dignos de destaque. Evilazio já conquistou vários prêmios nacionais, dentre eles o primeiro lugar no concurso João Primo que foi promovido pela agência Megaphoto por meio da fotografia nomeada como “O pai acolhendo os filhos”.

Evilázio também foi um dos vencedores do V Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), na categoria Fotojornalismo. A conquista foi pela fotografia intitulada como “As bagagens que temos que carregar em nossas vidas”, que foi registrada no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza e ilustrou uma matéria nas páginas de economia, sobre a cobrança de taxas extras para tarifas aéreas. O prêmio foi conquistado ao lado de outros quatro repórteres fotográficos do País e ele considerou a conquista muito importante já que valorizou o fotojornalismo, pois é a primeira vez que essa categoria foi contemplada.

Gilmar Silva

Com uma criatividade peculiar que se tornou sua marca registrada, o próximo fotógrafo que homenageamos é o Gilmar Silva. Natural de Cascavel, município cearense, seu talento superou limites geográficos e hoje agrada a um variado público. Mesmo com cenários simples ele consegue criar registros únicos e completamente mágicos. Sua especialidade é trazer uma nova realidade para as fotos por meio de ângulos inusitados, técnica e capricho na edição de imagem como finalização.

Formado em Publicidade e propaganda, Gilmar fotografa desde os 21 anos de idade e possui uma vasta experiência em variados estilos de fotos e acredita que o diferencial não está no equipamento utilizado, mas sim no olhar apurado do fotógrafo. Seu trabalho tem ganhado reconhecimento e ele já possui mais de 260 mil seguidores no Instagram, atendendo a necessidade de um público que busca por fotos cada vez mais diferentes e criativas. Entre os seus projetos, ele pretende abrir turmas para workshops sobre Fotografia criativa e Edição de imagens pelas cidades do Ceará.

Curtiu a nossa homenagem? Faça uma homenagem aos seus (as) fotógrafos (as) favorito (as) nos comentários. =)

Deixar um comentário