Como melhorar o atendimento ao cliente pelas redes sociais?

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O ato de atender bem um cliente nas redes sociais está baseado em dois pontos chaves: ampliar o canal de atendimento com sua audiência e escutá-la. Acredite, hoje em dia é impossível uma empresa manter-se competitiva no mercado sem apostar na interação dos principais canais sociais da atualidade. Pareceu difícil? Por isso, se você acha que precisa de uma ajudinha extra nesse quesito, esse post foi feito para você.

Como melhorar o atendimento ao cliente nas redes sociais?
A mídia social é um canal de marketing muito poderoso quando falamos de atendimento ao cliente. Muitas pessoas acessam as redes sociais, diariamente, de todos os dispositivos possíveis. A interatividade das pessoas com os perfis sociais é incrível – o que o transforma em um forte e único canal de comunicação direto com seu público. Agiliza a comunicação, estreita seu relacionamento com o sua audiência e melhora a sua reputação.

A mídia social é importante para a conquista o cliente, para mimá-los e os mantê-los felizes com a sua companhia. E também uma forma de estar exatamente onde a sua audiência está e ouvir exatamente o que eles têm a dizer.

Sem dúvidas seu cliente deve ser monitorado para que seu produto e atendimento chegue a ele com mais rapidez, facilidade e segurança.

Monitore constantemente (e constantemente)

Apenas o monitoramento das redes sociais faz com que você esteja a par de tudo que está acontecendo. Esteja sempre atento a todos os tipos de interações e atente-se aos horários que são realizadas. Veja ainda o que os deixa satisfeitos ou não. Assim, aproveite tudo o que for dito nas redes sociais para melhorar ainda mais o seu atendimento ao cliente e construir relacionamentos duradouros e de confiança. Soluções como o SproutSocial oferecem pacotes completos para monitoramento das redes sociais.

Aprenda algo novo todos os dias com seus clientes

O atendimento ao cliente através das redes sociais é um processo cíclico, o qual deve ser retroalimentado pelas lições diárias. Se os resultados forem bons, procure descobrir o que fazer para conseguirmos alcançar o ótimo. Se existem erros recorrentes, não hesite em identificar, registrar e trabalhar para solucioná-lo rápido. Somente assim pode-se conquistar seu público, fidelizá-lo e transformá-lo em um propagador das experiências.

Demonstre humanidade – pessoas gostam de fazer negócio com pessoas

Um grande desafio no atendimento ao cliente é responder com segurança e ainda prestar informações técnicas sem parecer uma máquina repetitiva. Acrescente humanidade. O atendimento deve ser empático, agradável e assertivo. Isso muitas vezes exige um profundo conhecimento do produto/serviço que a empresa disponibiliza, além do conhecimento das necessidades dos clientes.

Incentive interações e seja transparente

O atendimento nas mídias sociais está fundamentado no diálogo e na agilidade das informações. Não são raras às vezes em que, a velocidade do perfil de consumidor é mais rápida do que a do colaborador que realizou o atendimento. Assim, interaja com seu público sem medo. Caso esteja errado, assuma e adote ações realmente efetivas para corrigi-los. Por exemplo, se o cliente está insatisfeito com ao atraso de uma entrega, a melhor abordagem é reconhecer e ser proativo no momento de oferecer uma solução real.

Ofereça soluções personalizadas

A personalidade da marca norteia o tom do seu atendimento e ajuda na manutenção de um discurso mais coerente e consistente dentro de todos os canais de interação. Assim, é necessário definir quem é seu comprador, e proporcionar uma interação que faça total sentido para o seu cliente. Crie vínculos e assim, fortaleça a sua marca.

Aqui falamos também sobre a importância do tempo no atendimento ao cliente!

Com todas essas dicas ficará bem mais fácil aprimorar o atendimento ao cliente nas redes sociais.

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