Instagram lança lGTV, nova plataforma de vídeo na rede

  • Home
  • Artigos
  • Instagram lança lGTV, nova plataforma de vídeo na rede

Você já viu a novidade que promete deixar os usuários ainda mais presentes no Instagram? Buscando inovar sempre, agora a rede social lança o IGTV -plataforma que permite a publicação de vídeos de longa duração no aplicativo. Até então só era permitido que fossem gravados até 60 segundos, mas agora os vídeos poderão ter até 1 hora de duração e resolução de até 4k.

Como funciona a IGTV?

A função poderá ser acessada clicando em um novo botão, dentro do Instagram. O app irá permitir deslizar para cima para descobrir mais conteúdos e alternar entre as categorias “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”. No espaço será possível receber curtidas, comentários, além da possibilidade de enviar para os amigos por Direct. Ao clicar no botão serão exibidas automaticamente os canais de quem os usuários seguem na rede social.

Mas o aplicativo do IGTV também poderá ser baixado separadamente, com todos os canais e recursos completos além da funcionalidade dentro do próprio Instagram. No início, apenas alguns criadores de conteúdos selecionados pelo Instagram terão seus vídeos exibidos na plataforma. Mas a promessa é que todos possam utilizar a ferramenta – incentivando os produtores de conteúdo e sendo mais um recurso para divulgação desses trabalhos.

Evento de lançamento

O instagram confirmou a inovação em um evento da rede em São Francisco, nos Estados Unidos. Na ocasião, eles confirmaram que a rede atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos e mostraram que têm muito mais por vir. Durante o encontro, Kevin Systrom CEO do Instagram comparou a novidade com a TV tradicional. “Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses”, explicou.

Concorrência com o Youtube?

Será que o Instagram quer bater de frente com o YouTube? Kevin desconversou dizendo que a rede só estava atendendo a demanda que já existia, mas na prática sabemos que vai. “A gente percebeu, por exemplo, que as pessoas ficavam tentando fazer 5 vídeos parecer 1, na esperança de fazer um vídeo mais longo ou então, postava como se fosse um teaser e reclamava de não poder ir inteiro”, disse ele. Ele disse ainda que os usuários se familiarizariam rápido com a novidade já que já era um desejo existente. “O legal é que estes criadores de conteúdo famosos já têm sua plateia no Instagram, eles já se sentem em casa aqui”, afirmou o CEO do Instagram. Resta vermos como vai ficar essa rivalidade na prática e se o YouTube trará alguma inovação para não ficar para trás.

E esse novo formato?

Os vídeos serão gravados na vertical para que os usuários assistam sem precisar movimentar o celular. A equipe do Instagram acredita que é uma tendência que os vídeos sejam nesse formato para os usuários que vivem com o celular na mão. “As ferramentas que usamos para ver vídeos na internet hoje são antiquadas, com um formato horizontal que ainda é feito para TV”, disse Kevin.

Será monetizado?

Mas afinal, será possível ganhar dinheiro com a produção de conteúdo por meio da ferramenta? O Instagram não descarta essa possibilidade e diz estar aberto para conversas futuras com os influenciadores. Se isso ocorrer, a disputa ficará ainda mais acirrada com o Youtube já que muitos produtores de conteúdo estão se queixando por questões como alcance de vídeos, algoritmos de atualizações e monetizações no Youtube. O fato é que o Instagram se reinventa constantemente fazendo jus ao público cada vez maior e mais fiel a rede social.

O recurso já está disponível para celulares Android quanto para iPhone (iOS). A equipe da By Creator está animada para testar a novidade e seu potencial. E você? O que achou? Vai ser adepto da ferramenta? Conta para a gente nos comentários!

Deixar um comentário