Vantagens de uma Fan Page para empresas

Ter presença digital é fundamental para empresas. A primeira opção para quem quer se lançar no mercado digital é ter um site e, depois, participar das redes sociais. Entre as opções, o Facebook se mantém como líder no Brasil. Mas porque dessa audiência? Sabe-se que as empresas tem grande participação pelo engajamento que acontece na rede criada por Mark Zuckerberg. As Fan Pages são ótimos locais para que as empresas possam se relacionar com seu público-alvo.

 

O que são as Fan Pages?

Páginas são para empresas, organizações e marcas compartilharem suas histórias e se conectarem com as pessoas. É possível personalizar cada Page adicionando aplicativos, publicando histórias, promovendo eventos e muito mais.

 

Porque uma Fan Page é melhor do que uma conta pessoal (Perfil)?

As contas pessoais são criadas para que pessoas físicas possam se comunicar com seus amigos, utilizar aplicativos, interagir através do chat. Além isso, definir questões profissionais como relacionar cargos e empresas com as quais trabalha ou trabalhou. Finalmente, os perfis informam seus gostos quanto aos mais variados assuntos e interesses.

As páginas, por outro lado,  permitem que artistas, empresas e marcas mostrem quem são, seus produtos e serviços e interajam com o seu público consumidor. Diferente dos perfis, não há limite quanto ao número de pessoas que podem curtir uma página do Facebook. É preciso lembrar que Marcas que agem como perfis vão contra os Termos de Direitos e Privacidade do Facebook e podem ter suas contas removidas a qualquer momento. Neste caso, o ideal é realizar a conversão do Perfil para Página.

Outra vantagem é a possibilidade de coletar dados valiosos sobre o público-alvo através do Informações do Facebook. Essa ferramenta mede os melhores formatos de publicações, dados demográficos, dias e horários de melhor performance.

 

Quais as vantagens de utilizar uma Fan Page?

  • Anúncios via Facebook Ads e Instagram Ads: Você pode direcionar anúncios específicos para públicos distintos garantindo melhor investimento da verba disponível.
  • É uma estratégia de marketing eficiente, quando usada corretamente, e tem baixo custo;
  • Maior possibilidade de interação com os consumidores;
  • Gera aumento do tráfego social da marca: uma vez curtida, a sua página pode ser vista por pessoas que ainda não a conhecem, através do feed de notícias;
  • Maior conhecimento sobre o perfil do seu público-alvo e, assim, maior chance de fidelização;
  • Maior foco e direcionamento na comunicação da sua marca: criação de promoções exclusivas;
  • Possibilidade de mensuração: avaliação de relevância (page rank) e análise de dados através do Facebook Insights;
  • Facilidade de gerenciamento: já que as páginas podem ser gerenciadas por várias administradores pré-definidos.
  • Customização: nas Pages é permitido a criação de abas de aplicativos e uso de HTML, JAVA e outros códigos que vão destacar a sua marca das concorrentes.

 

Crie uma Fan Page atraente

Saber utilizar as vantagens que a internet pode oferecer pode ser fundamental para o crescimento da sua empresa. Alguns gestores já entenderam essa importância, mas não sabem como criar uma página que seja realmente atraente. Entretanto, nós podemos te ajudar com isso.

Não é tão simples

Para começar, se você acha que basta criar uma página na rede e convidar seus amigos para curtir saiba que está muito enganado. É preciso todo um processo de planejamento e criação que envolva a identidade da sua empresa e estratégias bem traçadas. Só adicione o ícone do Facebook no seu site quando tiver certeza que sua página está pronta para ser divulgada.

Web cenário

Se você quer se posicionar da maneira correta, precisa conhecer as condições atuais do cenário da web. Pesquise as páginas dos seus concorrentes, observe a quantidade de fãs, e assimile os pontos fortes e fracos das marcas. Anote todos os dados em uma planilha. Se baseando nessas informações, planeje uma estratégia para futuramente ultrapassá-los em quantidade de seguidores.

Mas não esqueça que apenas números não bastam. É necessário que haja engajamento. Entretanto, uma grande quantidade de seguidores já é uma vitrine atraente para o mercado. Afinal, se a sua empresa é popular supõe-se que ela merece essa audiência.

URL personalizada

Assim como é importante registrar um domínio para o seu site, é preciso fazer esse procedimento com a sua página no Facebook. Não sabia que isso era possível ou necessário? Não se preocupe, é muito simples. Basta ter no mínimo 25 fãs curtindo a sua página.

Quando conseguir essa marca, acesse: www.facebook.com/username para confirmar se o nome está disponível. Caso esteja, é só efetuar o registro. Não subestime essa etapa, ele é fundamental. Afinal, você não vai querer ter todo o trabalho para tornar sua página popular e outra empresa copiar o seu domínio, né?!

Identidade visual

Em todos os espaços, a identidade visual da sua empresa precisa ser forte e marcante. Na internet, com milhares de empresas, você deve buscar um diferencial. Seja criativo, mas execute todas as ações alinhadas ao seu padrão visual. Jamais poste fotos com baixa qualidade ou distorcidas. Escolha imagens profissionais e que passem uma mensagem condizente com os valores da sua empresa. Não esqueça de realizar tratamentos de edição.

Estabeleça um modelo nas suas postagens e o repita sempre. Seja a logo da sua empresa no canto inferior da foto ou uma borda estilizada com as cores que representam sua marca. Porém, lembre-se de não exagerar. Não vá preencher a imagem com informações em excesso. Seja discreto e fuja da poluição visual.

Então, já ficou convencido das vantagens de ter uma Fan Page? Tem mais alguma dúvida?

Acompanhe nosso blog e confira mais dicas sobre marketing digital e redes sociais. E se você buscar aumentar o engajamento do seu público-alvo nas mídias sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *