Bons sites para aprender a programar!

Codificação não é necessariamente fácil. É complexo e, para aprender, é preciso de um pouco de dedicação. Trata-se de aprender uma nova sintaxe, de aprender a lógica de controle de fluxo de construções, de compreender como funciona um computador. É uma responsabilidade muito grande, e pode levar algum tempo para que tudo entre na sua cabeça e cada pessoa tem um ritmo diferente. Sites, aplicativos de smartphone, programas de computador, calculadoras e até mesmo fornos de micro-ondas se baseiam em código para funcionarem. Isso faz com que os codificadores sejam os arquitetos e construtores da era digital.

Livecoding.tv

Livecoding.tv foi lançado para ajudar programadores a aprenderem com seus colegas em tempo real. A maneira como o Livecoding.tv funciona é bastante simples. Desenvolvedores transmitem vídeos ao vivo de código e os usuários podem assistir, fazer perguntas e dar feedback.

Hour of Code

Hour of Code deriva da não-lucrativa Code.org. É exatamente isso que o nome sugere: uma introdução de uma hora à ciência da computação e código. Entre os patrocinadores da Hour of Code estão a Apple, a Amazon e a Microsoft, além de outras empresas como a College Board e a Boys and Girls Club of America. Não há restrições de idade.

Free Code Camp

Free Code Camp permite que você trabalhe em projetos de Full Stack JavaScript com o auxílio da comunidade do Free Code Camp através de salas de bate-papo. O mais legal é que você realmente cria aplicativos para organizações sem fins lucrativos após 800 horas de dedicação e trabalho.

MIT OpenCourseWare

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts disponibiliza online, gratuitamente, conteúdo dos mais de 2000 cursos oferecidos pela universidade. Você pode encontrar palestras em vídeo, anotações de aula, avaliações e manuais, dependendo do curso.

Code School

Code School oferece opções gratuitas e pagas. A conta gratuita dá acesso a 10 cursos introdutórios sobre tópicos como SQL, Objective-C e jQuery, o que pode ser um bom meio de começar.

W3Schools

W3Schools oferece cursos livres de HTML e CSS, JavaScript, PHP, jQuery e muitos outros. Eles também têm uma tonelada de referências. Então, se você precisar descobrir o que <span> significa, você, rapidamente, verá que isso “define uma seção de um documento”.

edX

Existem muitas plataformas de Curso Online Aberto e Massivo (MOOCs). edX é uma delas. A menos que você se inscreva num curso com certificado, é gratuito assistir aulas como Introdução à Ciência da Computação e Programação Usando Python, do MIT.

Coursera

Similarmente, há o Coursera. Você pode assistir aulas, por exemplo, de Introdução à Computação, da Universidade de Stanford ou Programação de Aplicações para Dispositivos Móveis Android, da Universidade de Maryland.

Bento

Se você precisa de mais organização na sua pesquisa por recursos de codificação, entre no Bento. Bento oferece uma grade organizada por assunto e cada caixa lista as escolhas dos os melhores tutoriais gratuitos que há, assim como qual a ordem para concluí-los. Ele começa com os fundamentos da web e passa por outras áreas como desenvolvimento de front-end, desenvolvimento de back-end bancos de dados etc. Há também algumas alternativas pagas para conteúdo complementar.

Codecademy

Vá no seu próprio ritmo e conecte-se com pares enquanto você aprende código. Codecademy proporciona fóruns de perguntas e respostas, grupos de estudo sobre assuntos como Ruby, Python, jQuery e muito mais.

Deixar um comentário