Constantes, Variáveis e Comentários com Swift

Aew galerinha tudo bem! Vamos tirar umas dúvidas pra galera conhecer mais sobre essa linguagem Swift, que estou muito apaixonado de esta usando. Hoje vamos falar de Constantes, Variáveis e Comentários, e ter uma idéia mais direta sobre a linguagem. Constantes e Variáveis O primeiro passo para aprender Swift, é compreender o seu universo de constantes e variáveis. Basicamente, o valor de uma constante não pode ser alterado uma vez que atribuído, enquanto o valor de uma variável pode ser alterado mesmo que já definido anteriormente. Declarando constantes e variáveis Utiliza-se a palavra let para declarar uma constante e var para declarar uma variável – lembre-se: não há mais obrigatoriedade em declarar o tipo de variável desejado, isso ocorre implicitamente de acordo com o valor atribuído.

let anoDeNascimento = 1996
var minhaIdade = 17

No exemplo acima, utilizamos uma constante para definir o ano de nascimento de uma pessoa – porque este é um tipo de informação que nunca deverá mudar. Entretanto, a idade da pessoa foi declarada como uma variável pois é um valor que possuirá atualizações ao decorrer do tempo. Além disso, você pode economizar linhas de códigos declarando variáveis separadas por vírgulas.

var minhaIdade = 17, idadeDoMeuPai = 50, idadeDaMinhaMae = 42

Em caso de valores que não sofrerão mudanças, utilize constantes (let). Definindo o tipo da variável e constante Quando é preciso definir o tipo da variável e constante, basta fazê-lo após dois pontos (:). Lembre-se: todos os tipos de variáveis em Swift começam com letra maiúscula.

var meuNome: String = "Tiago"
var minhaIdade: Int = 17
var minhaAltura: Float = 1.71

// Tipos implícitos
let a = 2 // Int (a) com 2
let (a) = 2 // Int (a) com 2
let a: Int = 2 // Int (a) com 2

Os dois pontos significam “…do tipo…”. Por exemplo, var meuNome: String significa que foi declarado uma variável chamada meuNome do tipo String. Por isso, nossa variável meuNome pode receber qualquer valor que seja String, porém nenhum outro tipo. Se o tipo não fosse determinado explicitamente, isso ocorreria implicitamente e a variável aceitaria qualquer valor para sua inicialização. Saiba que não é comum definir o tipo da variável explicitamente em Swift, já que a linguagem possui um mecanismo poderoso para garantir que os tipos de seu código sejam utilizados corretamente. Nomeando constantes e variáveis Isso é mágica. Swift aceita quase todos caracteres possíveis como nome de constante e variável.

let π = 3.14
var 漢字 = "Kanji"

Os nomes não podem: conter símbolos matemáticos que não são unicode, setas , termos de uso reservado (para a própria linguagem), pontos, hífenes e caracteres desenhados. Como em muitas outras linguagens, também não é possível começar uma variável utilizando número. Após declarar uma constante ou variável, você não pode redeclará-la utilizando o mesmo nome (nem com o mesmo tipo ou tipo diferente). Da mesma forma, você não pode transformar uma constante em variável ou o inverso. Variáveis são feitas para valores que serão substituídos pelo menos uma vez, mas atente-se: é preciso manter o tipo utilizado no momento de inicialização da variável. Por exemplo: começou com String, termine com String.

var minhaIdade: Int = 17
minhaIdade = 18
minhaIdade = 19
minhaIdade = 20

Imprimindo constantes e variáveis Para imprimir o valor de uma constante e variável com uma quebra de linha, basta utilizar a função println.

var meuNome: String = "Tiago"
println(meuNome)

Para imprimir o valor sem a quebra de linha, basta utilizar a função print.

var meuNome: String = "Tiago"
print(meuNome)

A maneira mais fácil para concatenar strings dentro de um println/print é utilizar (nome da variável).

var meuNome: String = "Tiago"
var minhaIdade: Int = 30
var minhaAltura: Float = 1.81

println("Eu me chamo (meuNome), tenho (minhaIdade) anos e tenho (minhaAltura)")

Comentários e Pontos e Vírgulas Comentários Esta funcionalidade continua bastante parecida com as outras linguagens (como Objective-C, C e Java), visto que você inclui comentários aos seus códigos para facilitar seu entendimento. Os comentários são ignorados pelo compilador e não alteram o resultado do código. Para comentar, utiliza-se // para uma única linha e /* */ para um bloco de comentários (dando início utilizando o /* e fim */).

//Exemplo de comentário em uma única linha

/*

Aqui você pode inserir várias linhas de comentários

Exemplo de blocos de linhas

Pode-se adicionar quantas forem necessárias

*/

Ponto e vírgula O tão afamado ponto e vírgula, conhecido pela grande massa de programadores como fruto de grandes dores de cabeça (pois no início de nosso aprendizado sempre esquecíamos de colocá-lo), foi classificado como não obrigatório ao fim de cada linha de código ou instrução de Swift. Porém se for preciso inserir duas instruções em uma única linha, o ponto e vírgula deverá ser utilizado na primeira instrução escolhida, exceto em declaração de variáveis. Veja exemplos.

//Exemplo de múltiplas declarações de variáveis em uma única linha.
var idade = 21, diaNasc = 08, mesNasc = 04, anoNasc = 1993, sobrenome = "Pena"

//Instrução sem ponto e vírgula
println("Swift bonitão")

//Múltiplas instruções em uma única linha, necessidade de ponto e vírgula na primeira instrução.
let pais = "Brasil"; println(pais)
/* Resultado no log:
Swift bonitão
Brasil
*/

Portanto é percebido que a não obrigatoriedade do uso do ponto e vírgula facilita o desenvolvimento de aplicativos em Swift e é algo a menos para se preocupar. fonte: http://tiagoserra.com.br/constantes-variaveis-e-comentarios-com-swift/

Deixar um comentário

Open chat