Vamos lembrar algumas tendências de 2015 para 2016

1. Gestos são os novos cliques 

Quem não lembra, a não muito tempo atrás, de usuários não muito familiarizados com navegação em sites se esforçando para clicarem, bem no canto direito da página, para utilizarem as barras de navegação? E também não faz muito tempo, sites “long pages” não eram considerados uma boa solução… Tudo tinha que caber na tela.   Tendencias Web Design 2016   Claro, que, sendo você um expert no assunto, provavelmente já estaria usando a rodinha do mouse, deslizando o dedo no air mouse ou no track pad, ou mesmo usando as teclas do teclado. Só isso já colocaria você muito a frente da média dos usuários comuns.   Site-Long-Page-Exemplo   Considerando a explosão no uso de dispositivos móveis, é mais do certo que esta tendência seja cada vez mais forte e presente. Sites modernos e bem projetados em termos de usabilidade têm cada vez menos pontos para clicar e tocar e se valem muito mais da rolagem e deslizamento horizontal. Resumindo, vamos ver cada vez menos links e mais botões e áreas clicáveis bem grandes, e páginas bem longas, só esperando para serem roladas e roladas. Websites, portais e blogs que distribuem seus artigos e notícias em várias páginas irão ter que se adaptar. O novo padrão que o usuário cada vez mais espera é o scroll infinito ou, pelo menos, páginas cada vez mais longas. Dois bons exemplos de portais que surfam essa nova tendência são a revista Time e o Terra:   Scroll-Infinito-Pagina-Exemplo   Scroll-Infinito-Pagina-Exemplo   Ainda é muito cedo para saber se a web irá se espalhar para dispositivos com telas menores, como os smart watches, mas se isso acontecer, pode ter certeza: gestos e rolagens serão o padrão. Ainda sobre scroll infinito: por mais que seja tendência, não me agrada. Me deixa louco não conseguir chegar no rodapé do site! Nos meus projetos, sempre prefiro usar páginas longas, mas com carregamento dinâmico via botão “ver mais”. Pra mim, as páginas (ainda) tem que ter um fim. ?

2. A dobra superior de página morreu

Para quem não sabe, a dobra superior é a porção da página que o usuário visualiza assim que um site começa a ser exibido na tela, sem precisar fazer rolagem alguma. É a zona mais nobre de um site, digamos assim.

O ponto é: agora que a rolagem de tela é cada vez mais comum e assimilada pelos usuários, além da grande variedade de tamanhos de telas e dispositivos, pode-se afirmar com segurança que o conceito de dobra superior de página começa a ficar cada vez mais irrelevante.

  Exemplo-Sites-Dobra-Superior

Com páginas compridas e a rolagem, os designers agora podem explorar o que as revistas já fazem há muito tempo: preencher as páginas com fotos grandes e lindas. Daqui para a frente, espere ver cada vez mais projetos fazendo uso de imagens que ocupam quase toda a área da tela, principalmente na vertical, e usando cada vez mais imagens.

 

3. Usuários cada vez mais rápidos, sites cada vez mais simples

Hoje em dia, o usuário adulto médio é quase um especialista em navegação. E mesmo os mais amadores já estão incorporando os hábitos mais avançados, como usar múltiplas abas e deslizando o dedo para voltar uma página.

O resultado é que tudo está mais rápido agora. E cada vez ficamos mais e mais impacientes. Se você quiser aborrecer o usuário, basta fazer sua página ou site carregar lentamente, faça-o esperar mais de 10 segundos e veja o que acontece.

  Tempo-de-Carramento-de-Pagina   Agora, sites estão sendo forçados a não somente serem cada vez mais rápidos e otimizados (o que envolve questões mais técnicas), mas sim, a ficarem mais rápidos de se entender. Designs complicados, que retardam o entendimento da interface, tem o mesmo efeito que sites que demoram a carregar. A impaciência impera, seja simples. Designs clean e simples são mais fáceis de entender numa passada de olhos, o que significa que são mais rápidos de serem apreciados. Um exemplo? Qual dos designs abaixo é mais recente, mais rápido e mais fácil de entender e apreciar? Tendencias-Webdesign-2016-dont-do   Tendencias-Webdesign-2016-Exemplo   Essa é uma das principais razões para a morte do skeuomorphic design: os usuários estão mais perceptivos, menos pacientes e a desordem e complexidade só os deixam mais lentos. A grande maioria dos Apps fazem os sites passarem vergonha quando comparamos com suas interfaces super limpas, minimalistas e lindas. O Apps estão fazendo isso porque já aprenderam que interfaces minimalistas apresentam desempenho muito superior. Um exemplo? Instagram e AirBnb!   Tendencias-Webdesign-2016-Apps   Adotar o conceito de Flat Design é apenas o começo, quase um requisito. A tendência real é a busca pela simplicidade e fluidez. Espere ver isso cada vez mais em 2016.

4. O pixel também morreu

Num desktop, um pixel era um pixel. E você conseguia ter uma ideia bem precisa de quantos pixels haviam em uma tela: 72 dpi. Hoje em dia, em tempos de densidade de pixels, poucas pessoas sabem o que é um pixel. Tendencias-Webdesign-2016-pixels Com o design responsivo, temos visto o movimento em direção a grids e percentuais. Mas uma enorme área segue incontestável: imagens bitmap. Quase toda a web é constituída por imagens que hoje têm metade da resolução de um monitor moderno. E elas não são escaláveis. Com monitores retina display e navegadores modernos, é o momento mais que ideal para gráficos vetoriais se tornarem mais populares. Esta tendência já está em franco andamento com a utilização de ícones baseados em fontes e com o conceito de Material Design do Google. O website carrega mais rápido e os ícones conseguem se redimensionar e se ajustar em qualquer tamanho de tela e resolução, sem perder a definição e qualidade. É isso que os faz extremamente práticos para designers e para os navegadores modernos.   Tendencias-Webdesign-2016-resolucao Apesar de toda a técnica já estar disponível agora, ainda vai levar algum tempo até os profissionais mudarem seus hábitos e se acostumarem a criar para telas maiores. Uma vez que a média de tamanho de tela/resolução seja o padrão Retina Display, é certo que todos vão seguir o exemplo.

5. As animações voltaram

Se você quiser fazer um site com um visual bem ultrapassado, use e abuse daqueles GIFs e Flashes animados dizendo “Em construção. Novo site em breve”. No entanto, existe uma conjunção de fatores que estão trazendo as animações para o centro das atenções novamente.   Tendencias-Webdesign-2016-animacoes   Os aplicativos mobile é que têm definido o que os usuários esperam em termos de experiência. Os Apps estão usando motion para transmitir significado e, só agora, os websites estão começando a fazer o mesmo.   Tendencias-Webdesign-2016-Motion   Novas tecnologias, como animação CSS estão se tornando mais fáceis de usar e mais populares, além de funcionarem sem a necessidade de plugins e sem os tradicionais problemas de velocidade e compatibilidade. O uso de Componentes Web (ver mais abaixo) vai acelerar ainda mais essa tendência. Os GIFs animados também estão de volta, temos visto usos bastante criativos e efetivos, e nunca foi tão fácil de criar e compartilhar.

6. Componentes são os novos frameworks

A tecnologia para a web está cada vez mais complexa e menos semântica. Designers precisam incorporar códigos confusos em suas páginas mesmo para as tarefas mais simples, como, por exemplo, os scripts do Google Analytics e do botão Like do Facebook. Seria mais legal se bastasse escrever algo assim: <google-analytics key=”UA-12345–678″> E isso é possível com os Web Components, mas eles ainda não estão 100% prontos para serem absorvidos pela maioria dos projetistas. A virada de 2015 para 2016 parece muito promissora nesse sentido. O Material Design do Google já está entre nós e é recém o começo desse movimento. Com a força do Polymer e o suporte dos browsers mais recentes, ele fornece animações elaboradas e componentes de interação para aplicativos Android, com tags simples como essas: Tendencias-WebDesign-2016-Web-Components   Se essa onda pegar, não seria surpresa alguma vermos mais frameworks baseados em componentes ainda em 2016. Um Bootstrap 4.0 talvez?

7. A saturação do Social e a ascensão do Email Marketing

Veja só: as mídias sociais são um sucesso monumental para os consumidores, já os produtores de conteúdo não estão tão felizes assim. O grande problema – enorme – é a saturação. Com bilhões de mensagens ao dia, o Facebook aprende os tipos de mensagens que realmente interessam aos usuários e só exibe essas. Infelizmente isso significa que, ao longo do tempo, os conteúdos que você postar da sua marca, serão cada vez menos vistos por seus seguidores – problema que você resolve fácil, desde que pague para conseguir alcance (Facebook Ads). O Social não vai desaparecer, mas desde o final de 2014, temos visto um monte de blogueiros de destaque, como Tim Feriss, tirando o foco do social e concentrando atenção na boa e velha lista de emails. Eles perceberam que o email tem uma tremenda vantagem sobre as mídias sociais: um percentual muito maior de pessoas irá receber os seus conteúdos e a sua oferta.   Tendencias-WebDesign-2016-Email   Eu espero ver esta tendência pós-social continuar bem forte em 2016. E também espero ouvir falarem bastante sobre as Notificações Web, que funcionam bem parecidas como as notificações nos smartphones.   Notificacoes-Animadas   O que aconteceu e como o ano acabou desde o seu início. Geralmente, as pessoas iriam imediatamente pensar e lembrar de um filme de grande sucesso popular ou, talvez, uma música que liderou as paradas. Mas, para um específico grupo de profissionais, web designers para ser mais exato, a coisa mais interessante que eles pensaram para poder discutir sobre o ano são as tendências do Web Design. Você viu, nas últimas décadas, como o Web Design tem tido melhorias surpreendentes e como elas têm sido introduzidas para projetos incríveis com ideias inovadoras para fazer um site parecer melhor. Com 2015, infelizmente, a tendência do Web Design girou em torno de uma única ideia e atingiu o popular para a maioria dos proprietários de sites, além de levar o mundo a acreditar que era o melhor entre todos. O que eu estou falando é da frequente utilização de mesmos temas, com uma aparentemente interminável de rolagem. Isso não tem nenhum nome específico, mas tem sido adotado por quase todos.

O tipo de site Parallax tem sido bastante utilizado em websites (Foto: Reprodução).
O tipo de site Parallax tem sido bastante utilizado em websites (Foto: Reprodução).

Um homem sábio disse que a coisa mais honesta que os web designers têm visto nos últimos anos é que: “Chegamos a um ponto em que todos os websites parecem iguais”. Isto é muito verdadeiro. Hoje em dia, qualquer dono de site que pode pagar um bom profissional vai pedir uma coisa: “O rolo interminável com um fundo fluido que preenche toda a largura da página”. Esta é a verdade dura e fria! Isto é tão predominante que agora esses projetos web só podem começar a desaparecer. Embora, devo dizer que estas são apenas previsões e não fatos. Podem acontecer ou não, mas com certeza é muito provável. Vamos falar sobre como as tendências podem ser afetados no próximo ano ou não. ORIGINALIDADE

(Foto: Reprodução).

Acredite ou não, cada site hoje é basicamente o mesmo que qualquer outro, exceto algumas mudanças de cor, no máximo. Basicamente, eles não teriam originalidade. Apesar de parecerem muito para o usuário médio ainda, se você quiser que os usuários se tornem frequentes e clientes visitem o seu site, você deve mostrar algo marcante e tão bonito que agarre a atenção em cada olhar. Como vou fazer para isto acontecer? Simples! O mais visionário de tudo já deve saber a resposta para isso. Desde que precisamos de algo melhor do que o que temos visto ao longo do ano, o trabalho só pode ser feito mais original se ele é feito sob encomenda. Por isso, quero dizer que ilustrações próprias e desenhadas e animações insolentes nunca deixam de impressionar. PENSAMENTO MINIMALISTA Verdadeiramente, estamos adaptando o design minimalista em todas as coisas que fazemos, do design de interiores ao web design. Esta é a nova moda. Com a introdução do Android 5.0, o novo flat design passou a ser introduzido e está sendo produzido. Nós podemos seguramente assumir que este projeto que começa a partir de telefones móveis pode, um dia, ser popular no mercado de PCs também. De outro lado, websites também mostram um aumento da adaptação de um design minimalista e simples, que é elegante e original ao mesmo tempo. Agora, eles são desejados mais limpos, o que os torna muito mais fácil de organizar e usar, em vez das antigas interfaces atravancadas, que mantinha todo o conteúdo em somente uma página. Isto torna muito difícil de se concentrar no que você quer fora do website e, portanto, estes tipos são normalmente negligenciados. Um destes exemplos é o My Own Bike.

Site todo baseado no mininalismo, segundo o autor (Foto: Graphic Design Junction).
Site todo baseado no mininalismo, segundo o autor (Foto: Graphic Design Junction).

Eu sei que há muitos cobertos pelo “ser minimalista”, mas isto apenas mostra como este amplo campo pode estar e mudar as tendências. Há também sugestões e previsões de um menor comprimento da página para permitir uma navegação mais rápida. TIPOGRAFIA

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(Foto: Reprodução).

Esta é uma das técnicas que nunca fica velha. A tipografia é um tipo de tendência que sempre entra e sai do mundo do mundo do Design Gráfico, mas, no final, realmente é sempre bom ter uma boa tipografia. Além disso, a vasta variedade de tipografias fontes disponíveis será agora aumentada para fazer um específico site. RESPONSIVIDADE

A diferença entre as formas de layout (Gif: Fastco Design).

Por fim, uma das coisas mais importantes que os designers modernos precisam ter em mente é que seus projetos devem ser responsivos. Isto diz que é compatível e aparenta ser confortável tanto no computador, quanto no celular ou tablet. Além disso, isto também é crucial para o sucesso do design, não apenas por que quase todo mundo que pode ser um potencial cliente possui um celular, mas também pelo fato de que todos aqueles que possuem um aparelho irá amar usar ele para acessar o próprio website. Portanto, criar um design que irá funcionar em todas as plataformas e que torne a navegação fácil a eles também. Tenha em mente que as pessoas terão que tocar para se movimentar e não apenas clicar.

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