Comercity – Rede Social de Empresas e Negócios

  • Home
  • Artigos
  • Comercity – Rede Social de Empresas e Negócios
comercity-bycreator-redes-sociais

Olá tudo bem,

esses dias batendo um papo com nosso amigo e parceiro Paulo Ribeiro me perguntei porque não criar uma matéria sobre essa ideia genial que é o Comercity.

Fiz algumas perguntas ao Paulo e aqui você vai conhecer mais sobre o projeto e ver a potencialidade que é essa socialweb.

O que é o Comercity?
Comercity é uma rede que proporciona conexões entre empresas e profissionais dos mais diversos tipos de forma gratuita. Nossa ideia é acabar com as dificuldades que as empresas têm de se conectar, tanto com fornecedores e parceiros comerciais quanto com clientes. Juntamos as funcionalidades de um grande buscador com a interface visual de uma grande rede social e pronto. Nenhuma empresa daqui pra frente precisará mais fazer sites ou gastar fortunas para expor seus produtos e serviços e negociá-los diretamente com os clientes pela internet.

Como surgiu a ideia de fazer o Comercity?
Além do Comercity, eu tenho uma indústria de confecções há 15 anos e sempre tive dificuldades de encontrar parceiros comerciais. Até 2014 fabricávamos apenas surf wear, mas com a crise precisamos ampliar o nosso leque de produtos. Quando começamos a pesquisar por fornecedores, prestadores de serviços e profissionais nos deparamos com uma missão quase impossível. Tentei as alternativas que existiam. Google, Facebook, Linkedin, mas todos esses canais eram insuficientes. Como última alternativa eu fui até o Sebrae pra saber se eles tinham uma lista com fornecedores e se podiam nos ajudar. E para nossa surpresa, além deles não terem, ainda nos informaram que esse era um enorme problema. Segundo o próprio Sebrae, cerca de 70 a 80% dos atendimentos das unidades são para empreendedores que querem abrir novos negócios e que o maior gargalo que eles têm para a elaboração do plano de negócios é justamente encontrar os fornecedores e parceiros comerciais. Daí eu pensei, somos 52 milhões de empreendedores no Brasil e não existe uma rede que possa nos conectar? Vi uma excelente oportunidade de negócios aí.

Como funciona o Comercity?
Comercity é como se fosse uma rede social dessas que já existem, só que voltada para empreendedores, empresas e profissionais. Ou seja, para gerar negócios. É só criar uma página e postar fotos dos produtos e serviços na timeline. Isso pode ser por app ou na web e para facilitar o processo de busca, os usuários são categorizados em 9 setores: Fornecedores de Matéria-Prima, Distribuidores Atacadistas, Máquinas e Equipamentos, Indústria de Transformação, Comércios, Prestadores de Serviços, Profissionais Autônomos, Mão de Obra Permanente e Imóveis Comerciais. Também podem se cadastrar na rede Instituições como Bancos, Associações, Sindicatos, Federações e veículos de mídia e informações voltadas pra empreendedores como Revistas, Jornais, Portais etc.

Quais as vantagens de se cadastrar no Comercity?
O que um negócio precisa para ter sucesso? Encontrar os fornecedores e parceiros comerciais de produtos ou serviços e conquistar clientes para gerar vendas. No Comercity as empresas podem fazer as 2 coisas. Expor e negociar seus produtos e serviços e fazer e receber centenas de cotações online em massa.
Também é possível cadastrar palavras-chave para facilitar a vida de quem procura por seus produtos e serviços.
E é gratuito !!

2 perguntas numa só. O que seria cotação em massa? E se os cadastros são gratuitos como vocês ganham dinheiro?
Rsrsrsrsrsrsrs. Vamos lá.
Um dos processos mais complicados das empresas é na hora de comprar. Como acontece atualmente? Compradores pegam uma listagem de fornecedores e ligam de um por um cotando os preços. Mas isso vai acabar. Nós desenvolvemos um módulo de Cotação Online onde é possível disparar uma cotação pra centenas de empresas ou profissionais ao mesmo tempo. Essas empresas recebem as cotações e se desejarem, respondem a cotação de forma privada. Onde somente os dois envolvidos verão a conversa.
E quanto à nossa monetização ela virá de duas formas. Publicidade e na Cotação.
Será possível fazer publicidade de 2 formas: Banners laterais ou inserções na timeline das empresas.
E na cotação as empresas poderão adquirir créditos para respondê-las. Cada cotação custa 1 real. Pra fazer a cotação é gratuito, só paga quem quiser vender.

Quem é a equipe que está por trás do Comercity?
Somente quando comecei a pesquisar pra saber se já existiam Redes de Conexões é que conheci o termo Startup. A partir daí comecei a estudar sobre o assunto e fiz um curso chamado Startup de A a Z com o Júnior Bornelli do Startse. O curso foi fundamental pra mim e consequentemente para o Comercity. Nele percebi que precisaria de um time de guerreiros, pois a missão não seria fácil. Aí chamei dois parceiros: O Davi Costa, arquiteto sênior Java, meu amigo de infância e concunhado e o Danilo Leite, desenvolvedor mobile com expertise na Industria e no Comércio que também é meu amigo de infância e compadre. Nós colocamos dinheiro do nosso bolso e desenvolvemos tudo do zero. Contamos com o apoio da ByCreator para fazer toda a parte visual do sistema. Tiago Serra, CEO da ByCreator é um profissional fenomenal e caprichou no frontend do sistema.

Pra finalizar, como está o Comercity hoje e quais são os planos pro futuro?
O Comercity está no ar há pouco mais de 20 dias. A adesão dos usuários tem sido surpreendente. Acho que isso se deve à grande necessidade das empresas em encontrar seus parceiros e clientes e por não existir outra solução como o Comercity. Graças a uma arrojada estratégia de marketing digital nós ganhamos dezenas de novos usuários diariamente. Nossa expectativa é de finalizar o ano de 2017 com mais de 300 mil usuários e o mais importante: proporcionar que eles consigam gerar negócios. Esse é o nosso grande objetivo.

Desde o inicio eu adorei muito a ideia de compartilhar negócios e oportunidades desde o start de um projeto até uma consultoria completa de sua ideia. Isso vai resolver muito problemas de proximidade e complicações em não conhecer a mão de obra especializada ou prestação de serviço. O legal mesmo é vocês acompanharem a evolução dessa rede social que cada vez mais vem entrando na cabeça dos user’s.

Conheça já
Fanpage Comercity

Deixar um comentário