Vamos começar a aprender JavaScript – 01

Javascript hoje é uma das linguagens mais populares do mundo, porque hoje é uma linguagem que tem a versatilidade de ser usada tanto no backend como no frontend.

Tem até uma frase de Douglas Crockford que diz “A linguagem JavaScript é a única que as pessoas acham que não precisam aprender antes de começar a utilizar”, e não é por ai que devemos pensar sobre JS, pois ela tem muitos conceitos baseados a orientados a objetos que nem toda programação vem com tanta performance.

Algumas características que podemos ter com JS é que, é uma linguagem interpretada, possui orientação baseada a objetos sem possuir classes, tem uma imagem fraca e dinâmica e tem funções de primeira classe e outras e com o caminhar iremos comentar mais.

Vamos começar falando de variáveis.

Variáveis são usadas como nomes simbólicos para valores em sua aplicação. Os nomes variáveis, chamadas identificadores, de acordo com as seguintes regras.

Um identificador JavaScript deve começar com uma letra, sublinhado _, ou cifrão $; caracteres subsequentes podem também ser dígitos 0-9(após a primeira letra). Como o JavaScript é sensível a maiúsculas, as letras incluem os caracteres de A até Z sendo eles maiúsculos ou minúsculos. Pela convenção seria interessante começar com a letra minúscula e usar camelCase (tiagoSerra).

Vamos ver alguns exemplos:

var name = “ByCreator”;
car speed5 = [1,2,3,4,5];
var _people = “Tiago”;
var $scope = {title: “JavaScript”, version: “6”};
var a = 1, b = 2, c = 3;
var lang;
  1. Com a palavra chave var. Por exemplo, var x = 30. Essa sintaxe pode ser usada para declarar tanto variáveis locais quanto globais.
  2. Simplesmente atribuindo um valor a ele. Por exemplo, x = 32. Isto sempre declara uma variável global e gera u aviso restrito do JavaScript. Esta variante não deve ser usada.

Você pode usar undefined para determinar quando uma variável possui um valor. No código a seguir, a variável input não possui um valor atribuído e a declaração if é avaliada como true.

var input;
if(input === undefined){
  doThis();
} else {
  doThat();
}

undefined comporta-se como false quando usado em cum contexto booleano. Por exemplo, o código a seguir executa a função myFunction porque o elemento myarray não está definido:

var myArray = new Array();
if (!myArray[0]) myFunction();

Quando você avalia uma variável nula, o valor nulo comporta-se como um 0 no contexto numérico e como falso em contextos booleanos.

var i = null;
print(i * 31);

Assim que uma variável é declarada de fora de qualquer função, ela é chamada de variável global, pois ela está disponível para qualquer outro código no documento atual. Quando você declara uma variável dentro de uma função, ela é chamada de variável local, pois ela está dentro dessa função.

O JavaScript não possui um esto de declaração de blocos, ao contrário será local para o código interno ao bloco. Podemos explicar melhor com o próximo exemplo onde imprimirá 0 ao invés de lançar a exceção da condição false.

is (condition) {
  var x = 31;
}

print (x ? x : 0);

Outra coisa não usual sobre variáveis em JavaScript é que é possível referir-se a uma variável declarada depois, sem receber uma exceção(conhecemos esse conceito como hoisting). Vamos ver o próximo exemplo onde as variáveis não inicializador retornarão um valor undefined.

print(x === undefined);
var x = 3;

var myvar = “my value”;

(function() {
  alert(myvar);
var mylar = “local value"
}) ();

Por enquanto vamos da uma estudada e entender melhor sobre variáveis em JavaScript e aqui abaixo tem um link do codecademy one você pode aprender JS FREE.

https://www.codecademy.com

2 comentários

  • Henrique César

    25 de novembro de 2015 - 16:33

    Gratidão! 🙂 Muito bom achar artigos que falam para quem quer aprender do zero, show de bola!
    Parabéns pela iniciativa Tiagão! São profissionais assim que faz nosso mercado evoluir.

    • Tiago Serra

      25 de novembro de 2015 - 21:28

      Fico lisongeado vindo de um ótimo profissional que nem você. Muito obrigado e vamos que vamos! HellYEAH…

Deixar um comentário